O que fazer na Bahia – Muito Além de Salvador
- Pedro Nery
- 1 de dez. de 2022
- 4 min de leitura

Procurando dicas de viagem para o Nordeste? Confira o que fazer na Bahia e quais são os melhores roteiros de viagem e principais pontos turísticos de quem viaja para o Estado.
Já fizemos vários roteiros de viagem pela Bahia e vamos compartilhar algumas de nossas experiências por aqui.
Olha só o que você não pode perder
Costa do Cacau (Itacaré e Ilhéus)
Costa do Dendê (Morro de São Paulo, Boipeba e a Península de Maraú)
Chapada Diamantina, todos lugares imperdíveis.
Costa do Descobrimento (Porto Seguro, Arraial d’Ajuda , Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva).
Lógico, há muito mais ainda para conhecer na Bahia fora do litoral e principalmente além do que conhecemos.
Nessa matéria, vamos apresentar os principais pontos turísticos da Bahia.
São experiências incríveis: a caminhada de Arraial d’Ajuda até Trancoso, a chegada na Ilha de Boipeba, as histórias das casas de Trancoso ou as dicas em uma das melhores praias do Brasil: a Praia do Espelho.
Ainda não conhece a Bahia? Então vá.
O que fazer na Bahia – Muito Além de Salvador:
Confira os Principais Pontos Turísticos na Bahia
Porque Conhecer
Para quem é fã de carnaval… e para quem não é
Se você é fã de carnaval, acho que nem preciso enumerar outros motivos. Mas supondo que você vá fora dessa época, ainda assim irá encontrar muitos outros motivos para curtir.
O principal é a cultura baiana, em um dos Estados com as artes e tradições mais ricas do país.
Só para citar algumas dessas artes, quem não conhece ou é fã de algum músico da Bahia. E a culinária então? O acarajé é o prato típico mais famoso, mas o que dizer das deliciosas moquecas baianas.
Jorge Amado
Quem já leu os livros ou viu os filmes inspirados na obra de Jorge Amado (vide “Dona Flor e seus Dois Maridos”, o filme de maior bilheteria da história do cinema brasileiro), tem a possibilidade de conhecer um pouco mais dessa cultura numa viagem para Bahia e vai se deliciar ao chegar no destino ao vivo e com muitas cores.
Ainda seguindo a referência cinematográfica ou audiovisual, em Salvador você vai conhecer lugares emblemáticos como o Farol da Barra, o Elevador Lacerda, o Pelourinho e a Igreja de Bonfim.
Em Salvador também fica a famosa escadaria do filme “O Pagador de Promessas” (vencedor da Palma de Ouro em Cannes).
As praias da Bahia
Para nós, no entanto, o maior destaque da viagem para Bahia são suas praias.
Lugares como Arraial d’Ajuda, Trancoso, Boipeba e Itacaré possuem algumas das praias mais lindas do Brasil.
Confira nossa lista 10 Melhores Praias da Bahia
Na região de Porto Seguro, você irá conhecer o lugar onde o Brasil foi descoberto.
Além disso, a Bahia reserva alguns dos pores do sol mais bonitos que já vimos.
O guia 1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer, de Patrícia Schultz, destaca, além de Trancoso, as praias de Itacaré e a Praia da Forte.
E muita gente não sabe, mas a Bahia também tem piscinas naturais, com destaque para Morro de São Paulo, Boipeba e Taipu de Fora.

Piscinas Naturais de Moreré, na Ilha de Boipeba
Como Chegar
De Avião
A porta de entrada da viagem para Bahia é sua capital, através do Aeroporto Internacional de Salvador.
O preço médio de uma passagem para Salvador é de R$ 1087,00 (a partir de São Paulo, ref. dez/2022). Obviamente, na alta temporada esse valor sobe consideravelmente.
Outros aeroportos bastante utilizados são o Aeroporto de Ilhéus (próximo de Itacaré e Península de Maraú) e o Aeroporto Internacional de Porto Seguro
Empresas como a Voe Abaeté também operam táxi aéreo para aeroportos menores, como o trecho que fizemos entre Salvador e a Chapada Diamantina ou de Salvador para Morro de São Paulo. Os voos são muito rápidos e os preços convidativos, vale conferir.
Traslados na Bahia
A partir do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, você pode pegar vários traslados para alguns dos destinos da Bahia. Alguns destinos próximos são a Praia do Forte (80 km, é possível fazer até um bate-volta) ou Morro de São Paulo.
De Salvador também é possível ir para a Chapada Diamantina (de 5 a 6 horas de carro ou ônibus).
Para realizar traslados na Bahia, recomendamos a RVA Turismo. A empresa realizada transfers por todo o Estado. (clique aqui para entrar em contato pelo WhatsApp).
Confira também no site da RVA Turismo todas as opções e também alguns cupons de desconto.
De Barco
O único acesso para ilhas como em Morro de São Paulo e Boipeba, é de barco. O acesso para a Península de Maraú também é realizado de barco, mas não é a única opção.
Uma das coisas que também dificulta bastante a locomoção para quem viaja para o litoral sul da Bahia é a travessia do Ferry Boat. É uma balsa que faz a travessia de Salvador para a Ilha de Itapirica, o caminho mais rápido para explorar esse litoral.
Circulando pela Bahia
O litoral da Bahia é bem extenso e é muito difícil conhecer tudo numa viagem só.
Por isso, as regiões foram divididas em zonas turísticas.
Costa dos Coqueiros: litoral norte da Bahia (inclui a Praia do Forte, a Costa do Sauípe e a Praia de Guarajuba);
Baía de Todos os Santos: inclui a capital do Estado, Salvador;
Costa do Dendê: famosa por causa das Ilhas de Tinharé (Morro de São Paulo) e Boipeba;
Costa do Cacau: Itacaré e Ilhéus são os principais destinos turísticos;
Costa do Descobrimento: extremo sul da Bahia, onde ficam os destinos mais famosos, como Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso, ou outros menos explorados, como Caraíva ou Santo André;

Costa das Baleias: marcada pelas praias de falésias como em Prado e pela observação de baleias e vida marinha em Abrolhos;
Chapada Diamantina: a Chapada é dividida em vários circuitos, mas se destacam as cidades base de Andaraí, Lençóis e Mucugê.
Para saber mais como chegar aos pontos turísticos, acesse o site do Estado da Bahia. Eles indicam os trajetos para grande parte das localidades baianas.
Quando Ir – Melhor Época
Se o seu objetivo é curtir as festas e as tradições da cultura baiana, melhor consultar o calendário de eventos na Bahia.
Se o seu objetivo é praia, os meses de abril a julho são os mais chuvosos por lá. Tudo bem que muitas vezes as chuvas podem se intercalar com períodos de sol, mas existem períodos que as chuvas são constantes e podem durar dias consecutivos.

Para apostar nos meses menos chuvosos, o verão é a única certeza. Em dezembro, janeiro e fevereiro as praias estão no seu auge. Mas os preços e a lotação também sobem bastante.
Como alternativa, vale apostar nos meses de agosto e setembro, que são de baixa temporada e historicamente, apresentam menos chuvas.
Uma das pegadinhas é o mês de novembro. Apesar de já longe da época das chuvas e do inverno, pode ser um mês bem chuvoso, especialmente no sul da Bahia.